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Néftis a deusa da morte





Néftis ou Nebthet (em egípcio antigo significa "senhora do templo") é uma deusa egípcia, é a quarta filha de Nut e Geb. Isso faz dela irmã a irmã mais nova de Osíris, Ísis e Set. No antigo Egito era cultuada com vários títulos, Néftis era a deusa da morte, das terras secas do deserto e graças ao sua mãe Nut (deusa dos céus) ela também é conhecida por ser duas das quatro extremidades do céu (Norte e Sul) sendo sua irmã Ísis as outras demais extremidades (Leste e Oeste).
Ísis se casou com Osíris e Néftis também desposou seu irmão também (Set) .

CARACTERÍSTICAS

É representada com uma figura feminina, ás vezes como uma mulher com cabeça de serpente, ou uma serpente com cabeça de mulher, em outras representações ela usa uma coroa onde está escrito seu nome em hieroglifos. A quem diga também que Néftis pode ser facilmente confundida com Ísis pois ele Néftis também pode usar o abutre e o disco solar como simbolo. 


Hieroglífico: Representação da deusa Néftis 


A INVEJA DE SUA IRMàÍSIS 

Desde muito pequena Néftis tinha inveja de Ísis. Pois Ísis era a deusa da vida sendo que ela era a deusa da morte (fato que fazia com que Néftis fosse considerada uma personificação maléfica, coisa que ela não era), sem contar que Osíris amava Ísis e todos os dias dava provas desse amor, já Set nem se importava com sua esposa.

O NASCIMENTO DE ANÚBIS 

Set nunca foi um bom marido para Néftis, apesar dela ser a deusa da morte, ela era completamente diferente de seu marido, pois só guiava os mortos durante seus últimos instantes de vida rumo a vitória e a vida eterna. A relação era tão conturbada que em um dia, durante uma briga com Set, Néftis decidiu se transformar em sua irmã Ísis, ela então seduziu Osíris que pensou se tratar de sua esposa e se deitou com ele. Néftis então deu a luz ao deus Anúbis que é o senhor dos mortos graças a sua mãe.

Néftis também possui outros nomes, entre eles: Atum-Rá, Tem ,Temu ,Tum e Atem.


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Seth o deus da violência e de todo o maligno





Seth (Também chamado de Set, Atum-Rá, Tem ,Temu ,Tum e Atem) é um deus egípcio, é filho do deus Geb com a deusa Nut. Seth é irmão de Osíris, Ísis e Néftis com quem é casado. Seth era o deus de tudo o que é maligno, da discórida, da deslealdade, da guerra, da inveja, da mentira, da tempestade, da escuridão, dos animais, serpentes e de todo o deserto.

CARACTERÍSTICAS

Set é associado a um homem misturado com vários animais, entre eles o cachorro, crocodilo, porco, asno, escorpião e a serpente. Outra representação famosa de Set é o hipopótamo (animal simbolo de destruição). Mas em algumas escrituras antigas o mesmo tem rosto de chacal.

O ÓDIO DE OSÍRIS 

Desde o útero de NutOsíris já era especial e Set já sentia escarnio pelo irmão.  Mas com o passar do tempo esse ódio foi tomando cada vez mais espaço no coração de Set.
Quando cresceram, Osíris se destacava dos irmãos, era belo, inteligente e persuasivo, e essas qualidades o renderam o cargo de rei dos Egípcios (qualidades essas que causavam forte inveja em Set). Osíris passou a comandar o povo egípcio, ele os ensinou as mais diversas artes e conhecimentos, além de contar as histórias sobre os deuses passados e ensinar leis e costumes que deveriam ser zelados.

SET O ASSASSINO DE OSÍRIS 

Néftis
mulher de Set, havia traído o marido com o próprio irmão, Osíris. Esse fato só serviu de estopim para que a aversão que Set sentia por Osíris o leva-se a planejar a morte do seu próprio irmão e rei.

Set queria mata-lo e ao mesmo tempo usurpar tudo o que era de Osíris. Para isso, Set aproveitou a ausência de seu irmão no reino, para mandar que alguns artesãos confeccionassem uma arca, adornada com ouro e pedras preciosas, ele também ordenou que a arca fosse feita com as medidas exatas de Osíris.
Quando Osíris retornou ao palácio, Set promoveu uma grande festa, onde convidou todos os seus cúmplices e o próprio Osíris. Set então apresentou a arca a todos os convidados da festa, todos ficaram admirados com a beleza da mesma. Set envaidecido, disse que presentearia o felizardo que entra-se na arca e a preenchesse com o próprio corpo. Todos os convidados entraram na arca, mas obviamente nenhum conseguiu preenche-la com o próprio corpo, pois a mesma foi feita com as medidas exatas de Osíris.
Então chegou a vez de Osíris entrar na arca, e ao constatarem que Osíris coube na arca e seu grande corpo ocupou-a exatamente, os cúmplices de Set a fecharam e lacraram, Set ordenou que a mesma fosse jogada dentro do rio Nilo que por sua vez levou a caixa para fora do Egito. Set assumiu o poder do Egito e começou a imperar e impor suas vontades sobre toda a terra.
Ísis, mulher de Osíris, ficou inconsolável, e junto de sua irmã Néftis procurou pela arca onde se encontrava o corpo de seu marido por todo o mundo, finalmente quando a encontrou, ela a trouxe de volta ao Egito e a escondeu em um pântano perto do palácio.
Num belo dia enquanto Set caçava próximo ao reino ele encontrou arca contendo o corpo de Osíris e num acesso de raiva esquartejou o corpo em 42 pedaços e espalhou-os por todas as províncias do reino. Sucedendo assim uma guerra divida com o filho de Osíris: Hórus

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Osíris O deus do submundo





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Osíris (Também chamado de Ausar em egípcio tens vários outros nomes: Usiris, Asar, Aser, Ausar, Ausir, Wesir, Usir, Usire ou Ausare)
A representação mais antiga conhecida de Osíris data de 2300 a.C.. A sua representação mais comum correspondia ao de um homem mumificado com uma barba postiça, com braços que emergem do corpo cruzados sob o peito. As suas mãos seguram o cajado hekat e o açoite nekhakha9 . Na cabeça Osíris apresentava a coroa atef, isto é, uma coroa branca com duas plumas de avestruz. Em algumas representações poderia ter um uraeus (serpente) sob a coroa e uns cornos de carneiro.
Poderia também ser retratado como uma múmia deitada de cujo corpo emergiam espigas ("Osíris vegetante"). Esta representação está associada a um prática dos Egípcios que consistia em regar uma estátua do deus feita de terra e de trigo. Estas estátuas eram depois enterradas nas terras agrícolas, acreditando-se que seriam a garantia de uma próspera colheita. Este costume está atestado desde a Pré-História do Egipto até à época ptolemaica.
A pele do deus poderia ser verde ou negra, cores que os Egípcios associavam à fertilidade e ao renascimento.
A representação de Osíris como um animal era rara. Quando se verificava o deus poderia surgir como um touro negro, um crocodilo ou um grande peixe.
Era um deus da mitologia egípcia, associado à vegetação e a vida no Além. Oriundo de Busíris, no Baixo Egipto, Osíris foi um dos deuses mais populares do Antigo Egipto, cujo culto remontava às épocas remotas da história egípcia e que continuou até à era Greco-Romana, quando o Egito perdeu a sua independência política.
Marido de Ísis e pai de Hórus , era ele quem julgava os mortos na "Sala das Duas Verdades", onde se procedia à pesagem do coração ou psicostasia.
Osíris, é sem dúvida o deus mais conhecido do Antigo Egipto, devido ao grande número de templos que lhe foram dedicados por todo o país; porém, os seus começos foram os de qualquer divindade local,e é também um deus que julgava a alma dos egípcios se eles iam para o paraíso (lugar onde só há fartura).Para os seus primeiros adoradores, Osíris era apenas a encarnação das forças da terra e das plantas. À medida que o seu culto se foi difundindo por todo o espaço do Egipto, Osíris enriqueceu-se com os atributos das divindades que suplantava, até que, por fim substituiu a religião solar. Por outro lado a mitologia engendrou uma lenda em torno de Osíris, que foi recolhida fielmente por alguns escritores gregos, como Plutarco. A dupla imagem que de ambas as fontes chegou até nós deste deus, cuja cabeça aparece coberta com a mitra branca, é a de um ser bondoso que sofre uma morte cruel e que por ela assegura a vida e a felicidade eterna a todos os seus protegidos, bem como a de uma divindade que encarna a terra egipcia e a sua vegetação, destruída pelo sol e a seca, mas sempre ressurgida pelas águas do Nilo.
 
O culto de Osíris encontrava-se difundido um pouco por todo o Egipto, sendo os seus principais centros cultuais Abido e Busíris, localidades que os Egípcios procuravam visitar em peregrinação pelo menos uma vez na vida.
Em Abido realizava-se uma procissão todos os anos durante a qual a barca do deus era transportada, celebrando-se a vitória do deus sobre os seus inimigos. Nesta cidade o antigo túmulo do rei Djer seria identificado como o túmulo de Osíris.
Os locais onde o culto de Osíris era relevante reclamavam possuir uma das partes do corpo do deus. Assim, acreditava-se que em Abido encontrava-se inumada a cabeça do deus; em Busíris estaria a espinha dorsal; em Sebenitos estaria a parte superior e inferior da parte; em Atribis, o coração; em Heracleópolis a coxa, cabeça, dois flancos e duas pernas.
Um pouco por todo o Egito, anualmente, durante o mês egípcio de Khoaik (o que corresponde no calendário gregoriano a Outubro-Novembro) celebravam-se os "Mistérios de Osíris", nos quais se relatavam episódios do mito. Para os Egípcios tinha sido neste mês que Ísis tinha encontrado as partes do corpo de Osíris.
Foi também adorado fora do Egito em vários pontos da bacia do Mediterrâneo, mas nunca nas dimensões que alcançou o culto da sua irmã e esposa. A popularidade do deus pode ser explicada pela ideia transmitida ao homem comum de que este poderia ter uma vida depois da morte.
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Geb O deus da terra (Egipicio)




 
Geb (Também conhecido como Seb, Atum-Rá,Tem , Temu , Tum e Atem), é o deus egípcio da terra.
Seu animal representante era o ganso. E ele era comumente representado usando uma coroa com uma pluma e chifres em forma de carneiro.
Geb é o deus egípcio da terra, e também é considerado deus da morte, pois acreditava-se que ele aprisionava espíritos maus, para que não pudessem ir para o céu.
Estimula o mundo material dos indivíduos e lhes assegura enterro no solo após a morte. Umidece o corpo humano na terra e o sela para a eternidade no túmulo.
Suas cores eram o verde (vida) e o preto (lama fértil do Nilo). É o suporte físico do mundo material, sempre deitado sob a curva do corpo de Nut. É o responsável pela fertilidade e pelo sucesso nas colheitas. É sempre representado com um ganso sobre a cabeça, nas pinturas.
Filho de Shu e Tefnut, marido de Nut, e pai de Ísis, Néftis, Osíris, Tot e Seth.
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Nut A deusa da noite (Egipicio)









Na mitologia egípcia, Nuit era a deusa dos céus, ao contrário de muitas outras mitologias, onde o Pai dos Céus é quase sempre uma figura masculina. Nuit é a filha de Shu e Tefnut. Ela era uma do Grupo dos nove.
Rá, o deus do sol entrou em sua boca após o pôr-do-sol no anoitecer e renasceu de sua vulva na manhã seguinte. Ela também engoliu e renasceu as estrelas.
Ela era a deusa da morte, e sua imagem está no lado de dentro da maioria dos sarcófagos. O faraó entrava no corpo dela após a morte e posteriormente era ressuscitado.
É muitas vezes representada sob a forma de uma vaca, por alusão a uma metamorfose por que espontaneamente teria passado. Era representada por uma belíssima mulher, trazendo o disco solar orlando sua cabeça.
Com o seu corpo alongado, coberto por estrelas, forma o arco da abóbada celeste que se estende sobre a terra. É como um abraço da deusa do céu sobre Geb, o deus da Terra.
No túmulo de Tutankhamon foi encontrado junto a sua múmia um peitoral no qual era invocado a proteção desta deusa: “Nut minha divina mãe, abre tuas asas sobre mim enquanto brilharem nos céus as imorredouras estrelas”.
O deus Khepera criou-se a partir da matéria primordial ao dizer seu próprio nome, em seguida ele procriou os deuses Shu e Tefnut, formando a primeira trindade. De Shu e Tefnut nasceram Geb  e Nut.
Nut, esposa de Geb, foi a mãe de Osíris, Horus, Seth, Ísis e Néftis, em um único parto. Osiris e Isis já se amavam no ventre da mãe e a maldade de Seth logo ficou evidente quando, ao nascer, este rasgou o ventre da mãe.
Nuit é a principal oradora no primeiro capítulo do Livro da Lei e o cumprimento feminino ao deus Hadit. Nuit é o círculo infinitamente vasto cuja circunferância é incomensurável e cujo centro está em toda parte. Hadit é o ponto infinitamente pequeno dentro do núcleo de todas as coisas. A união dos dois é ainda um outro glifo da Grande Obra.
 
 
 
Hieróglifo correspondente:
 
 
W24 t
N1

 
 
 
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Tefnut A deusa da umidade e das nuvens (Egipicia)




Tefnut (ou também Tefnet) é a deusa que personificava a umidade e as nuvens na mitologia egípcia. Tefnut simbolizava generosidade e também as dádivas e enquanto seu irmão Shu afasta a fome dos mortos, ela afasta a sede.
Irmã e esposa de Shu, formava com ele o primeiro par de divindades da Enneade de Heliópolis.
É descrita como uma mulher com cabaça de leoa (ás vezes) com uma coroa solar e uma cobra Uraeus.
Filha de Rá. Irmã e esposa de Shu, formava com ele o primeiro par de divindades da Enneade de Heliópolis. Mãe de Geb e Nut e avó de Osíris, Ísis, Seth, Néftis e Hathor.


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Amon O deus Carneiro (Egípicio)



 

                                                           

Amon, Ámon ou Amun (em grego Ἄμμων, transl. Ámmon, ou Ἅμμων, Hámmon; em egípcio Yamānu) foi um deus da mitologia egípcia, visto como rei dos deuses e como força criadora de vida. Deus local de Karnak, constitui uma família divina com sua esposa Mut e seu filho Khonsu.
O nome de Amon foi registrado pela primeira vez no idioma egípcio como ỉmn, que significa "O escondido". Como as vogais não eram escritas nos hieróglifos egípcios, egiptólogos reconstruíram a pronúncia de seu nome como Yamānu (/jamaːnu/)
 
Identificado com o sol, era representado de várias formas: como animal, como homem com cabeça de animal ou como um homem normal com um barrete encimado por duas grandes plumas. Os animais a ele associados eram o ganso e o carneiro. Por isso, este deus podia ser representado sob estas formas, embora a de ganso fosse muito rara. Os sacerdotes que prestavam culto a este deus vestiam túnica branca com capa de pele de leopardo, tinham de rapar a cabeça e não podiam caçar animais relacionados ao deus, nem usar peruca. Por volta do ano 2000 a.C., Amon era o principal deus dos egípcios. Seiscentos anos mais tarde, o Faraó Amenófis IV preocupado com o grande poder que os sacerdotes deste deus tinham alcançado, tentou substituir o seu culto pelo de Aton. Porém, à sua morte, o seu sucessor, o Faraó Tutancâmon, fez com o todo o Egito passasse a prestar de novo culto a Amon. O culto a este deus haveria de acabar definitivamente quando os assírios, no ano 663 a.C., conquistaram Tebas e impuseram o culto aos seus deuses.
O deus Amon era acompanhado de sua mulher Mut (representada num corpo de mulher, mas com cabeça de abutre ou coroas).
Cada sacerdote do deus Amon deve utilizar sempre uma túnica branca com uma capa de pele de leopardo, ele tem cabeça raspada e não pode fazer certas coisas, como caçar animais relacionados ao deus e usar uma peruca. Amon tinha o principal centro de culto em Tebas, no [Egito Antigo]
 
                                      Teve somente três filhos: Khonsu e Montu




 
  HIERÓGLIFO CORRESPONDENTE: 



Amon

imn
n
C12



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Rá o deus do Sol (Egípicio)




 
 
Rá ou Ré (em egípcio: *ri:ʕu)também conhecido popularmente como Atum-Ré, Tem, Temu, Tum , Atem , Khnum e Khepri, é o deus do Sol do Antigo Egito. No período da Quinta Dinastia se tornou uma das principais divindades da religião egípcia, identificado primordialmente com o sol do meio-dia. O principal centro de seu culto era a cidade de Heliópolis (chamada de Inun, "Local dos Pilares", em egípcio), onde era identificado com o deus solar local, Atum. Através de Atum, ou como Atum-Ra, também era visto como o primeiro ser, responsável pela origem da Enéade, que consistia de Shu e Tefnut, Geb e Nut, Osíris, Seth, Ísis e Néftis.
Nos textos das pirâmides, Rá e Hórus são claramente distintos (por exemplo, Hórus remove para o sul do céu o trono de Rá) , mas em dinastias posteriores Rá foi fundido com o deus Hórus, formando Re-Horakhty ("Rá, que é o Hórus dos Dois Horizontes"), e acreditava-se que era soberano de todas as partes do mundo criado (o céu, a terra e o mundo inferior.) É associado com o falcão ou o gavião. No Império Novo o deus Amon se tornou proeminente, após fundir-se com Rá e formar Amon-Rá.
Durante o Período de Amarna, Aquenáton reprimiu o culto de Rá em favor de outra divindade solar, Aton, o disco solar deificado, porém com a sua morte o culto de Rá foi restaurado.
O culto do touro Mnévis, uma encarnação de Rá, também teve seu centro em Heliópolis, onde existia um cemitério oficial para os touros sacrificados.
Segundo uma das versões do mito, todas as formas de vida teriam sido criadas por Rá, que as chamou à existência pronunciando seus nomes secretos. De acordo com outra das versões, os seres humanos teriam sido criados a partir das lágrimas e do suor de Rá, motivo pelo qual os egípcios se chamavam de "Gado de Rá". No mito da Vaca Celestial se descreve como a humanidade teria tramado contra Rá, e como ele teria enviado seu olho, na forma da deusa Sekhmet, para puni-los, que acabou por se tornar sedenta por sangue, e só foi pacificada com a mistura de cerveja e tinta vermelha. Rá existia em três formas, Khnum ao anoitecer enquanto iniciava sua jornada pelo Duat, Khepri ao amanhecer, que representava a renovação do deus do sol, e durante o dia era Rá o Deus do Sol.
 
Rá tem forte parentesco com Nun e também tem vários filhos Chu,Tefnut, Hathor , Sekhmet(em alguns relatos), Bast , Selket.
 
É caracterizado pelos hieróglifos egípcios como um homem com cabeça de gavião, com varias plumagens e acima de sua cabeça um pequeno sol. 
 
 
 
 
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Shu O deus do ar seco (Egípicia)






Shu (também grafado na forma aportuguesada Chu) é o deus egípcio do ar seco, do estado masculino, calor, luz e perfeição. Juntos, Shu e Tefnut geraram Geb e Nut. Shu é o responsável por separar o céu da terra (sendo representado como um homem tendo Geb, a terra, em seus pés, e levantando Nut, o céu, com os braços, numa representação que se assemelha ao Atlas da mitologia grega). É ele também quem traz a vida com a luz do dia. É representado como um homem usando uma grande pluma de avestruz na cabeça. Criou também as estrelas pelas quais os seres humanos podem elevar-se e atingir os céus e as colocou na cidade de Gaaemynu. Ele só se tornou popular a partir do Império Novo.


HIERÓGLIFO CORRESPONDENTE:

SHU:

G43




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Deuses Egípicios


                               DEUSES EGÍPICIOS










 






  : ( ou Rê) é o criador dos deuses e da ordem divina.

ATUN :  Uma das manifestações do deus sol, especialmente ao entardecer, original de Heliópolis, era representado por um homem barbado usando a coroa dupla.



AMONÉ o deus carneiro de Tebas, rei dos deuses e patrono dos faraós, ele é o senhor dos templos de Luxor e Karnac.

SHU : É o deus do ar e da luz, personificação da atmosfera diurna que sustenta o céu. E representado por um homem bárbaro usando na cabeça uma pena simples ou quatro longas plumas.

TEFNUT : Considerada a deusa da umidade vivificante, que espera o sol libertar-se do horizonte leste para recebe-lo e não há seca por onde Tefnut passa. 

NUT : deusa do céu que acolhe os mortos no seu império, é muitas vezes representada sob a forma de uma vaca.

GEB : O deus da terra é irmão e marido de Nut. É responsável pela fertilidade e polo sucesso nas colheitas.

OSÍRIS: Irmão e marido de Isis, pai de Hórus. A origem de Osíris consta nos relatos da criação do mundo.

SETH : Personifica a ambição e o mal. Considerado o deus da guerra e Senhor do alto egito durante o domínio dos Hiscos, tinha seu centro de culto na cidade de Ombos.

 NÉFTIS: Esposa de seth, mas quando este trai e assassina Osíris, por quem era apaixonado, ela permanece solidaria á Isis, ela é protetora dos mortos, sarcófagos e um dos vasos canopos.

HÁTOR : Personificação das forças benéficas do céu, depois de Isis, é a mais venerada das deusas. Distribuidora do amor e da alegria, deusa do céu e protetora das mulheres, nutriz do deus Hórus e do faraó, patrona do amor, da alegria, da dança e da musica.

HÓRUS : Filho de Isis e Osíris, Hórus teve uma infância difícil, é aquele que guia os mortos até o Dwat é o mais importante deus do Egito.

ANÚBIS : Filho de Seth e Néftis, é o mestre dos cemitérios e o patrono dos embalsamares. É na realidade o primeiro entre eles, a quem se deve o protótipo das múmias, a de Osíris.

TOTH : A divindade á qual era atribuída a revelação ao homem de quase todas as disciplinas intelectuais, a escrita, a aritmética, as ciências em geral e a magia. Era o deus-escriba e o deus letrado por excelência. É o inventor da escrita, senhor da sabedoria e da magia.

MAÁT : Esta deusa, que traz na cabeça uma pluma de avestruz, representa a justiça e a verdade, o equilíbrio, a harmonia do Universo tal como foi criado inicialmente. é também a deusa do senso e realidade Filha de Rá.

PTAH : Era o deus de Mênfis que foi a capital do Egito no antigo império. ptah é ''aquele que afeiçoou os deuses e fez os homens'' e '' que os criou as artes''. Concebeu o mundo em pensamento e criou por sua palavra.

SEKHMET : É uma mulher com cabeça de leoa, encimada pelo disco solar, simbolizava os poderes destritivos do sol, era a deusa da guerra e das batalhas.

BASTET : É a deusa gato e simbolizava os poderes benéficos do sol.

KHNUM : Era um dos deuses mais relacionados coma criação , simbolizado por um carneiro , é o deus que moldou os corpos de deuses e humanos.

SEBEK : Um crocodilo ou homem com cabeça de crocodilo, é aliado do deus Seth. 

TUÉRIS : Era a deusa-hipopótamo que protegia as mulheres gravidas e os nascimentos. Ela assegurava fertilidade e partos sem perigo, era protetora das crianças e do sono.

KHEPRA : É um homem com cabeça de escaravelho, também representava o deus do sol. A sua função era de mover o sol.

ÁPIS : Era o boi sagrado para os egípcios , essa antiga divindade agraria, simbolizava a força vital da natureza e sua força geradora.

BABUINO OU CINOCÉFALO : É um grande macaco africano, esse animal era associado com Thoth.

ÍBIS : Uma ave pernalta existe o Íbis Branco e o negro, o branco era cultuado como a encarnação do deus Thoth. 

APÓFIS : A serpente habitava o além-túmulo e representava as tempestades e trevas e também representava o mal ou o rei dos demônios.

TEFNET : Em um mitos Tefnet se transforma a em leopardo e desce para o Egito lá ela seduz a terra e bebe o sangue das pessoas. Ela era uma assassina e no dia que ela foi expulsa por Thoth os Egípcios fizeram uma grande festa.

BES : É uma deidade anã, era um deus domestico que protege contra cobras e terríveis males além disso ele ajuda nos partos e é parceiro da sexualidade.
 
APEDEMAK : É o deus Egípcio da guerra, o elefante e o gado eram sagrados para ele.

SELKHET : É a deusa escorpião, identificado pelo calor abrasador do sol, ela é uma protetora que guarda caixões.

NEITHDeusa de Sais é a protetora dos cultos funerários.
 
NEKHBET : A grande deusa abutre protegida com suas assas que são seus escudos essa deusa protege todo o alto Egito.

UREU : É a deusa serpente que protege todo o baixo Egito.

TAURET : Essa é a deusa hipopótamo que protegia os nascimentos nesta vida e na vida além do túmulo.

HEQET : Essa é a deusa com cabeça de rã  esta severamente ligada ao parto  e á ressureição. Seu marido criou os homens.

NUM : Conhecido como o Caos ou a água primordial.

AMMIT : Esse deus crocodilo e metade hipopótamo devora o coração de quem é considerado culpado.

ARSAPHES : É o deus carneiro Heracleópolis.

HAPI : Ele é o deus do Nilo em época de inundação.

HAT-MEHIT : Esse é o deus peixe, ele controla a pescaria, reprodução e dependendo a sorte do pescador.

KHOSU : É o deus da lua.
 
MINO deus primordial de Coptos; depois venerado como um deus da fertilidade e aproximadamente associado com Amon; representado como uma estátua humana. Um humano ou um deus mumificador, Min é descrito com um falo ereto. Ele leva um mangual na mão direita, que se encontra elevada, e usa uma coroa com duas plumagens. Ele é o protetor da fertilidade e das viagens no deserto.

MONTH : Originalmente a deidade local de Hermontis, sul de Tebas; depois deusa da guerrado Faraó, representada com uma cabeça de falcão.

MUTA esposa divina de Amon; o deu culto era feito na região de Asheru, sul do templo principal de Amon-Rá em Karnak; originalmente uma deusa-abutre, depois normalmente representada como uma mulher. Mut, Amon, e seu filho, Khonsu, representavam a Tríade Tébana, a família sagrada de Tebas.

NEHEB-KAU : Uma deidade serpente do submundo, às vezes representado com o corpo deum homem segurando o olho de Hórus.


-HARAKHTY : Um deus na forma de falcão, encarnando as características de Rá e Hórus.

PTAH-SEKER-OSIRIS : Deidade composta, incorporando os deuses principais da criação, morte e o pós vida; representado como Osíris mumificado.

SATIS : Uma deusa da Ilha de Siheil na região-catarata; representada como uma mulher que usa uma coroa branca com um chifre de antílope; a filha de Khnum e Anukis.
SESHATA deusa da escritura; a guardiã divina dos anéis reais; representada como uma mulher.

SHU : O deus do ar; com Tefnet, formou o primeiro par de deuses Heliopolitanos; mostrado frequentemente como um homem que separa Nut (céu) de Gheb (terra). Shu é um deus masculino que é emparelhado com a irmã dele, Tefnet. Juntos eles representam os dois princípios fundamentais da existência humana. Shu simboliza ar seco e a força da preservação. Shu e Tefnut são os descentes de Rá (ou Atum, uma forma do deus-sol), um deus cósmico primordial, progenitor dos elementos do universo.

SOKARIS : Um deus com cabeça de falcão de necrópole; a região de seu culto é em Mênfis.


SOTHISA estrela-cachorro Sírius, defendida como uma deusa; mostrada como uma mulher com uma estrela em sua cabeça.

TATJENENO deus terra primordial de Mênfis, depois foi identificado com Ptah.


WEPWAWETO deus-chacal de Asyut no Médio Império; um deus da necrópole e umvingador de Osíris.






 
























 


 

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